terça-feira, 6 de setembro de 2011

15 ideias simples e econômicas para se inspirar



Ter uma casa linda e aconchegante nem sempre é sinônimo de gastar muito dinheiro. Selecionamos boas dicas da versão carioca da mostra Morar Mais por Menos para você transformar o visual dos ambientes, sem prejudicar seu orçamento

Texto Vanessa Lima
Inspiração é o que não falta para os arquitetos, decoradores e paisagistas que projetaram os 75 ambientes da mostra Morar Mais por Menos, no Rio de Janeiro. A oitava edição do evento, que vai até 9 de outubro, traz ideias que cabem no bolso e ainda tem foco na sustentabilidade. Lá, rodas de bicicleta viram lustres, latinhas se transformam em vasos e caixotes ganham função de estante. E estas são apenas algumas das dicas.

Além de enfatizar a reciclagem de objetos que iriam para o lixo, a mostra incentiva as parcerias com ONGs e cooperativas. “Assim, geramos renda para artesãos e comunidades carentes e valorizamos as peças artesanais, que são ambientadas de forma sofisticada ou descolada por nossos arquitetos e decoradores", explica Lígia Schuback, que organiza o evento em parceria com Sabrina Schuback Rocha.

Casa e Jardim selecionou 15 ideias econômicas e fáceis de fazer em casa. Aproveite as dicas e transforme sua decoração




O melhor da mostra Morar Mais por Menos, no Rio de Janeiro










HORTA NA LATINHA 
A falta de espaço e de dinheiro não é impedimento para quem quer ter temperos sempre à mão na cozinha. Esta horta, criada pelas arquitetas Joana Di Marino e Andrea Penna, é prova disso. As plantas foram colocadas em embalagens de leite e chocolate em pó reaproveitadas e fixadas na parede com cabos de aço. “Faça os furos em uma altura que impeça o vazamento da água, na hora de regar”, explica Joana. “Aqui, escolhemos ervas e temperos, mas dá para cultivar outras espécies, desde que sejam pequenas e leves”, completa




 PUFES DIFERENTES 

Uma ótima solução para quem costuma receber visitas é ter assentos curingas para acomodar a todos. No ambiente assinado por Celina Mello Franco e Rosa Vreuls, as latas viram pufes e cumprem muito bem esse papel. Dá para se inspirar e fazer em casa, mas as que foram utilizadas no projeto vêm prontas e são da Corporação de Ofícios. “Nossa proposta privilegia o relacionamento entre as pessoas”, diz Celina.




LIVROS ATÉ NO TETO

Se as prateleiras comuns ficaram pequenas para guardar todos os livros, aproveite esta ideia e ganhe mais espaço. Na proposta da arquiteta Isabela Saramago, a estante ocupa a parede e ainda invade parte do teto, formando um “L”. Uma barra de alumínio pintada segura os livros. Neste projeto, a estante ocupa 10 m² e suporta até 200 livros”, explica a autora.







  MÓVEL VIROU BANCADA 

Ainda no ambiente criado pela Imagina!, uma outra boa dica: a antiga escrivaninha virou uma bancada esperta, com direito a cooktop e horta. “Esta adaptação pode ser feita com qualquer móvel, desde que respeite as medidas necessárias para embutir o fogão. Também é importante pensar na ergonomia, na hora de cozinhar. Quanto à horta, basta colocar os vasinhos dentro da gaveta. Assim, os temperos ficam próximos às panelas”, conta o arquiteto Felipe Torres.




GELADEIRA-LOUSA

Pense bem antes de trocar sua geladeira. Em vez de descartar aquele modelo antiguinho, por que não restaurá-lo, deixando-o com um visual mais contemporâneo? Foi o que fizeram Felipe Torres e Jakeline Dutra, da Imagina! Arquitetura, no ambiente Cozinha do Rapaz. “Usamos tinta esmalte sintética fosca. É necessário lixar toda a geladeira e depois aplicar a tinta com pistola”, diz Felipe.






JEITO DE PUB 


Na mesma cozinha, há outras boas ideias, como a parede, revestida com uma mistura de cimento, água e massa corrida. “A ideia era ter um aspecto rústico, que lembrasse um pub. Mas também queríamos fugir de revestimentos caros e que necessitassem de mão de obra especializada”, explica Felipe Torres. Os relógios e medidores foram garimpados em uma fábrica de tecidos desativada de Niterói. Já as luminárias foram improvisadas com garrafas de cerveja.


 Marcelo Schuback             




EMPEROS NA CONCHA 
Outra ideia criativa para montar uma horta, sem precisar de muito dinheiro ou espaço: as arquitetas Danielle Boggiss e Márcia Magalhães usaram conchas no lugar de vasos. “Para manter as plantinhas bem cuidadas, é necessário que elas fiquem em local em que bata sol e sejam regadas quando necessário”, orienta Márcia



 Marcelo Schuback






TAMBOR PARA ORGANIZAR 
A proposta deste ambiente era criar um quarto para um rapaz jovem, que gostasse de skate. Os arquitetos Marcus Lacerda e Ana Paula Sarmento apostaram em elementos urbanos, reaproveitando peças como o tambor, que virou um armário sob a mesa. A porta foi cortada em uma oficina mecânica com uma serra de disco. Depois, ganhou dobradiças e maçaneta, compradas em lojas de material de construção. “A porta nos lembrava o capô de um Fusca. Então, escolhemos o vermelho do New Beatle para pintar a peça”, conta Marcus.


 Marcelo Schuback








BALDE ILUMINADO 
Esqueça os lustres caros! Com criatividade, você cria uma peça de iluminação charmosa, sem gastar muito. Esta é a ideia dos designers Paulo Henrique Gonçalves e Cláudio Maurício da Silva, que transformaram um balde de metal em um estiloso pendente. “O baldinho pode ser encontrado em qualquer loja de material de construção. Basta perfurar o fundo e passar o fio por dentro”, explica Paulo



 Marcelo Schuback






ARMÁRIO MULTIUSO

O espaço criado pelos arquitetos Gustavo Amorim e Danielle Bastos tem elementos práticos, como o armário raso de MDF. O móvel, com acabamento em laca colorida, ocupa pouco espaço porque tem apenas 15 cm de profundidade. Dentro, as prateleiras guardam pequenos objetos, como perfumes, cosméticos, celular... “As fitas elásticas pretas presas às portas dão uma utilidade extra - prender fotos, revistas ou outros objetos de uso mais imediato”, explica Gustavo.

 Marcelo Schuback







PRATELEIRA RADICAL

Mais uma ideia esperta de Gustavo Amorim e Danielle Bastos: os skates viraram prateleiras modernas. As pranchas de madeira em que são apoiados os quadros e objetos de decoração têm tom neutro. Já as que estão presas na parede, na vertical, receberam uma pintura artística colorida e ajudam a compor a decoração




 Marcelo Schuback





ESTANTE COM RODINHAS

Precisa trocar a estante, mas está sem grana para comprar uma nova? Improvise! A sugestão da arquiteta  Aline Araújo é fácil de fazer. Basta juntar alguns caixotes de madeira – desses encontrados em feiras e supermercado –, pintá-los com suas cores preferidas e empilhá-los. Para facilitar a locomoção da peça, ela fixou rodízios na parte de baixo.



 Marcelo Schuback





LOUÇA NA PAREDE

Sabe aqueles pratos antigos, que já não têm mais conjunto de louça? Em vez de deixá-los sem uso, ocupando espaço dentro do armário, ou de descartá-los, junte as peças e transforme sua parede. A ideia do tempo da vovó está em alta novamente e é uma alternativa para você não gastar dinheiro com quadros e molduras. Projeto de Marcelo Possidonio e Bianca Gatto.



 Marcelo Schuback






BICICILETA ANTIGA, LUSTRE NOVO 
Outra ideia de luminária pode ser vista na cozinha assinada por Marcelo Possidonio e Bianca Gatto. As rodas de bicicleta foram parar no teto! “Pegamos as peças em um depósito de coleta seletiva e levamos a um serralheiro, para uni-las, soldando as duas hastes de perfil metálico, onde foram penduradas as panelas. Em seguida, a peça foi lixada manualmente e recebeu pintura automotiva. Por fim, acoplamos a ela dois globos de vidro comuns, adquiridos em uma loja do ramo”, conta Bianca.



 Marcelo Schuback







MURAL DE RODAS

Rodas de bicicleta são peças versáteis. Basta usar a imaginação, como fizeram as arquitetas Luci Rosane Dutra Barros e Cristina Elisabeth Ferrarese. Elas criaram um mural de fotos diferente, fixando as peças antigas na parede, com a ajuda de ganchos. Depois, é só escolher as imagens e prendê-las nas rodas com pregadores comuns, de madeira





 Marcelo Schuback








Fonte : Revista Casa e Jardim
            Mostra Morar Mais por Menos