sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Tapetes ( as 10 maiores dúvidas )

1 - Quando usar tapetes redondos?
É uma questão de gosto,mas a maioria dos especialistas reserva o modelo para halls de entrada, quartos de criança (nos quais pode ser usado deslocado) e em situações em que, por falta de metragem, não se permitem modelos retangulares ou quadrados. Em mesas de jantar redondas, opte por um modelo quadrado. “Em ambientes formais, de linhas retas, pode-se usá-los para quebrar a seriedade”, afirma Maria Lúcia Quaglio, designer da Fio Sobre Tela.

2 - Qual o tamanho ideal do tapete para a sala de estar?
“Quanto maior, melhor”, afirma Alfredo Oliveira, diretor de criação da Punto e Filo. “Não existe nada pior que tapete na proporção errada. É como aquele homem que está usando uma peça e você não sabe dizer se é uma calça curta ou uma bermuda comprida.” Segundo o designer, o tapete deve ter uma dimensão que permita colocar todos os móveis do ambiente sobre ele: sofás, poltronas e mesas laterais. “Se, por questões econômicas, isso não for possível, o ideal é que o tapete avance30cmpara baixo do sofá”, diz Daniel Al Makul, diretor de marketing e vendas da Casa Fortaleza. As mesas laterais seguem a regra geral. Se a decoração não contar com elas, reserve 30 cm de tapete de cada lado do sofá.

3 - Nas etapas da decoração, quando deve ser feita a compra do tapete?
Na penúltima. O tapete é responsável pela amarração do ambiente, por isso, use a fita métrica e planeje bem a decoração antes de fazer o cheque. A compra só precede o momento de adquirir objetos e acessórios de decoração.

4 - Qual é a regra para a sala de jantar?
“As cadeiras devem ficar dentro da área do tapete mesmo quando estiverem em uso”, diz Maria Lúcia Quaglio. Para isso, reserve 60cmde tapete de cada lado para movimentá-las com conforto. Assim, elas não vão enroscar no tapete. O decorador Fernando Piva pede mais: para ele, o ideal é 70 cm como base.

5 - É possível usar dois tapetes estampados no mesmo ambiente?
Sim, desde que o matiz seja o mesmo. “Tenho um tapete oriental tribal e um Aubusson no living, sem problemas. Só acho difícil combinar tapetes muito modernos com clássicos”, afirma Daniel Al Makul, da Casa Fortaleza.Também é possível usar um tapete listrado e outro floral. Se achar a combinação ousada, opte por um modelo estampado e um liso num dos tons de destaque do estampado. Atualmente, usa-se muito a opção de um único tapete que ocupe as salas de jantar e estar. Essa é a tendência.

6 - No quarto de casal deve ser usado um tapete inteiro ou passadeiras nas laterais da cama?
O correto é usar um modelo inteiriço, que tenha início no criado-mudo.Também é possível confeccionar um modelo em“ U” para abranger as laterais e a frente da cama. As passadeiras são indicadas em último caso. “Prefiro ficar sem tapete a usar pedaços soltos”, afirma Alfredo Oliveira, da Punto e Filo. “Podem-se usá-las desde que fiquem proporcionais à frente dos criados-mudos”, diz Maria Lúcia Quaglio.

7 - Os tapetes orientais ainda estão restritos a ambientes clássicos?
Deforma alguma. “Há modelos tibetanos e nepaleses entre os mais modernos da atualidade”, conta a decoradora Neza Cesar. A designer de interiores Maristela Gorayeb aposta nesse tipo de tapete para dar conforto. “Em uma decoração de linhas retas, clean, funcionam como estrelas, dão aconchego ao ambiente. A estampa fica restrita a eles e prefiro usar almofadas e acessórios lisos nos mesmos tons”, diz ela. “Assim como numa decoração em que é permitido misturar móveis e objetos de décadas diferentes, o mesmo vale para os tapetes, desde que feito com bom senso”, afirma Neza. O arquiteto Diego Revollo diz que os tapetes orientais são atemporais, embora não estejam na moda. “Sempre vão ter seu valor.”

8 - Tapete de fibra fica bem com modelo de náilon no mesmo espaço?
“É possível, desde que a fibra seja mais elaborada que a dos modelos rústicos. Hoje, existem composições refinadas, com cânhamo, aloe e seda, que não brigam com os tapetes de náilon”, diz o arquiteto Diego Revollo. Para a designer Maria Lúcia Quaglio, o cuidado com o excesso de texturas deve ser levado em conta a fim de não poluir o visual. “É permitido desde que os modelos estejam de acordo com os revestimentos utilizados nas paredes e móveis do projeto.”

9 - Como deve ser feita a manutenção dos tapetes de náilon, lã e fibra?
Fuja das receitas caseiras: com elas, o prejuízo pode ser maior.Em regras gerais, use aspirador duas vezes por semana. Para eliminar manchas, apenas sabão e detergente neutros. Na dúvida, consulte o fabricante. E atenção: alguns tira-manchas podem danificar os fios.

10 - Home theater precisa de tapete?
“Além da função estética, o tapete atua como isolante acústico. Não existe home sem tapete”, afirma Daniel Al Makul. Os mais procurados, diz ele, são os modelos shaggy, mais altos e volumosos. Fernando Piva concorda: “Gosto de tapetes mais fofos para esse ambiente”. Fique atento ao rack. Se ele não for suspenso, deixe de 10cma15cmdepiso para movimentar portas e gavetas.




Fonte : Revista Casa e Jardim